“Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3:11)
Enquanto Moisés pastoreava o rebanho, percebe algo incomum. Uma sarça em chamas que não era consumida pelo fogo, sua admiração o aproximou e então Deus se revelou. Deus o havia escolhido para libertar o povo do Egito, mas Moisés, a princípio temeu.
Ele sabia que essa era uma grande responsabilidade e que não seria fácil cumprir essa missão, então Moisés começa a lançar perguntas para Deus. “Quem sou eu para fazer isso?”, “Não tenho facilidade para falar”, “E se perguntarem o nome do meu Deus?”, “E se não acreditarem?”, “E se não me derem ouvidos?” E se... e se... e se...
Leia também alguns artigos relacionados:


A velha pergunta feita por todos que querem arrumar alguma desculpa para não fazer algo que podem até querer fazer, mas a dúvida e o medo falam mais alto. Não é isso que fazemos nós também quando Deus pede para fazermos algo? “Mas Deus, não sou capaz disso, mande o outro irmão que é mais capacitado”, “Senhor, mas não estou pronto”, “Como poderei Senhor?”.
Perguntas e mais perguntas, desculpas e mais desculpas. É bem provável que nesses momentos Deus esteja olhando para nós e falando: “Homens de pequena fé!”.
Devemos ter em mente que Deus foi quem nos criou, sendo assim, Ele não nos pediria para fazermos algo que Ele sabe que não conseguiríamos. Essa é uma prova de que Deus nos conhece melhor que nós mesmos, enquanto pensamos que não somos capazes, Ele quer nos mostrar o que há escondido em nós e que só Ele vê. Porém, esquecemos que Ele é o nosso dono, que Ele está no comando e que Ele nos capacitará.
Se nos concentrarmos em nossas próprias forças é certo que não conseguiremos mesmo, pois somos incapazes de realizar a obra do Senhor se não for pelo agir dEle em nós. Tudo o que Deus quer é que obedeçamos sem questionar, sem duvidar. Com certeza coisas impressionantes acontecerão em nossa vida a partir desse momento.
Deus quer usar todos os seus filhos. Não estamos aqui para passar o tempo. Todos aqueles que se converteram a Deus serão chamados para fazer aquilo que Ele já tem preparado desde sempre. Quando isso acontecer, devemos sufocar o medo, é hora de sair do casulo e contribuir com a obra do Senhor.
Moisés pode até ter tido medo no início, mas Deus se mostrou presente em sua vida, o animou, o ajudou e ele conseguiu, com muito esforço, libertar o povo do cativeiro. Com você, comigo e com todos os irmãos será assim. Poderemos ter medo, mas Deus é Deus de perto e não nos deixa sozinhos. Se Ele nos chamou é porque sabe que somos capazes e promete nos ajudar nessa missão.
Esteja pronto para dizer ao Senhor: “Eis-me aqui. Envia-me!”
Leia também alguns artigos relacionados:

