Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15

Sentir medo é natural do ser humano. Quando nos vemos diante de alguma situação difícil, de algo que não temos segurança, logo o medo vem nos atormentar. Os israelitas estavam entre o mar e os egípcios, não tinham para onde correr; para eles a opção parecia morrer ou morrer. Diante dessa situação, clamaram a Deus e começaram a reclamar para Moisés, pois entre servir aos egípcios e morrer no deserto, eles ficavam com a primeira opção.

Eles estavam com medo, não sabiam o que fazer, mas Moisés estava firme em Deus. Ele sabia que Deus lhes daria o livramento, então, acalmou o povo dizendo: “Não temais, estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre” (v.13). Moisés sabia que podia confiar em Deus, pois já havia visto tudo o que Deus tinha feito até ali, como Deus lhes dava a proteção e ia com eles durante todo o caminho. Moisés sabia que Deus não abandonaria o seu povo.

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...

Em meio as dificuldades da vida, muitas vezes, é difícil agirmos como Moisés. Já vimos muitas maravilhas de Deus, mas quando o problema é muito grande e não conseguimos ver solução, então, ficamos igual aos israelitas; temos medo e não sabemos o que fazer. Ficamos parados diante da situação, não conseguimos prosseguir. Mesmo depois de já ter entregado o problema nas mãos de Deus, ficamos preocupados e não saímos do lugar. Ficamos presos ao problema, nos afundamos em lágrimas e perguntas, e esquecemos que temos que agir.

Deus pergunta: “Por que clamas a mim?”, não porque não queria ajudar, mas porque já tinha falado que era para o povo ir adiante. É como se Ele estivesse falando: “Por que me pedem ajuda de novo? Vão e façam a parte de vocês, marchem, e eu farei a minha parte”. Às vezes Deus já nos disse o que fazer, mas não queremos ouvir, ficamos pedindo para Deus nos ajudar, sem querer fazer coisa alguma. Não podemos ficar esperando que Deus faça tudo, Ele fará a parte dEle, mas nós temos que fazer a nossa. Deus não precisa ficar repetindo a toda hora o que temos que fazer, se Ele já falou, então é a hora de agir. Como Deus abriria o mar, se o povo não andasse até ele? Ou melhor para que Ele abriria, já que ninguém atravessaria? Eles tiveram que andar, mesmo com medo, tiveram caminhar, e tiveram vitória. Passaram “pelo meio do mar em seco”, o que parecia impossível, Deus fez se tornar possível.

Não tinha outra saída, e não tem outra saída. Ficar parado, reclamando, achando que tudo está perdido não vai resolver o problema. O medo é normal, mas tem que ser vencido pela fé. “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23), se tivermos fé Deus agirá em nosso favor.

Devemos levar a Deus nossas preocupações e descansar nEle, sabendo que é poderoso para nos ajudar, mas temos também que “marchar”, tudo o que está ao nosso alcance para fazer, é a nossa parte, o que não podemos fazer, Deus fará. O povo podia andar até o mar, mas só quem podia abri-lo era Deus. Temos que dar o primeiro passo, para Deus poder agir. Se a luta está difícil, não se preocupe, pois “O Senhor pelejará por vós, e vos calareis” (v.14), mas você tem que ir para o campo de batalha.

Leia também alguns artigos relacionados:

E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...
É preciso alimentar o espírito! É preciso alimentar o espírito!
Café Com Deus
 “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai...